O Mundo Mágico

O Chapéu Seletor


Originalmente, o chapéu pontudo de bruxo que hoje é o chapéu seletor, pertencia a Godric Gryffindor. Ele foi enfeitiçado pelos quatro bruxos fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com um bocado de suas mentes e outro tanto de suas personalidades. Isso ocorreu porque, quando Hogwarts foi fundada, os quatro fundadores determinaram para cada um, uma Casa, que representaria muito da personalidade de cada bruxo fundador. Portanto, cada aluno que chegasse à escola era escolhido de acordo com os fundadores para a casa onde melhor se encaixasse.


Quadribol

O campo

O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro (keeper) para defender os aros da goles, lançada pelos artilheiros (chasers) da outra equipe.

Bolas

O quadribol possui três diferentes tipos de bolas: uma goles (quaffle), dois balaços (bludgers) e um pomo de ouro (golden snitch).

Balaços

Os primeiros balaços (bludgers) eram pedras voadoras, e na época de Mumps tinham sido meramente desbastadas para assumirem uma forma arredondada. Apresentavam, porém, uma importante desvantagem: podiam ser quebradas pelas maças magicamente reforçadas dos rebatedores do século XV, caso em que todos os jogadores passavam a ser perseguidos pelos fragmentos da pedra até o resto da partida.
Provavelmente, deve ter sido essa a razão pela qual algumas equipes de quadribol começarem a experimentar balaços de metal no início do século XVI. Ágata Chubb, especialista em artefatos mágicos antigos, já identificou nada menos que doze balaços de chumbo desse período, encontrados tanto em turfeiras irlandesas quanto em brejos ingleses. "São, sem a menor dúvida, balaços e não balas de canhão", escreve ela.
Com o tempo, os feiticeiros descobriram que o chumbo era demasiadamente macio para a fabricação de balaços (qualquer mocada deixada nele afectava a sua capacidade de voar em linha recta). Actualmente, eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se for permitido que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, sendo a tarefa do batedor manter os balaços o mais longe possível da sua própria equipe e mandar o balaço na equipe adversária.

Goles

A goles (quaffle) é usada pelos artilheiros para marcar gols num dos três arcos. Cada gol corresponde a dez pontos.
Era inicialmente uma bola de couro pesado e não se aproximava em nada do formato redondo de hoje. Mais tarde ganhou um formato redondo e sem saliências, sendo equipada com uma alça de couro para facilitar seu controle. Séculos depois, a goles ganhou três cavidades e pintura castanha. Eventualmente foram adicionados um feitiço de levitação, para evitar que ela caísse muito rápido, e um feitiço de aderência para facilitar o seu controlo;a sua cor foi mudada de castanho para vermelho, para facilitar a sua localização caso caia num chão lamacento ou de terra. Actualmente, a goles tem 40,5 centímetros de diâmetro.

Pomo de ouro

O pomo de ouro ou snitch dourada (golden snitch) é, como o nome indica, uma bola dourada. É minúscula (cabe na palma de uma mão) e se move aleatoriamente pelo estádio com suas pequenas asas extremamente velozes. O pomo de ouro costuma decidir jogos, pois o seu apanhamento delimita o fim de uma partida. Cada time possui um apanhador que tem de ficar sobrevoando o campo até encontrá-lo. A equipe que o captura ganha 150 pontos; não necessariamente, todavia, a equipe que apanha o pomo é a vencedora: caso a outra equipe tenha feito um placar que, mesmo após a captura do pomo, seja superior, será essa a vencedora.
Credita-se a sua invenção a Bowman Wright, um competentíssimo encantador de metais. Foi inventado para substituir o uso do pomorim dourado (animal mágico muito rápido), que era solto no início do jogo devendo ser capturado.
A Pomo de Ouro tem uma memória carnal ou seja: ela reconhece a primeira pessoa que tocou nela para impedir que haja dúvidas sobre qual apanhador a agarrou. O ferreiro que a forja usa luvas e até a hora de ser libertada no jogo não é tocada por nenhuma mão humana.

Os Jogadores

Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), um apanhador (seeker) e um goleiro (keeper).

Apanhador

A função do apanhador (seeker) é capturar o pomo de ouro. Em cada time de quadribol existe um apanhador, se ele for atingido por um balaço, não pode ser substituído.

Artilheiro

Os artilheiros (chasers) são os únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles; sua função é marcar gols. Cada time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços, por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.

Batedor

Há dois batedores (beaters) em cada time, equipados com um taco cada. O seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços dos jogadores da sua equipa e colocá-los na rota dos adversários, similares a zagueiros. Protegem os apanhadores.
Em geral são escolhidos rapazes para essa posição, por causa da força física necessária para manejar os tacos e rebater os balaços, mas garotas também podem ser batedoras.
São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.

Goleiro

O goleiro (keeper) é o jogador de quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles, marquem gols. No ínicio do quadribol, os goleiros amarravam-se aos aros com uma corda, para não saírem de perto deles. Hoje, existe uma área que facilita o serviço.Manobras

Manobras
A manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiros fora da jogada por alguns instantes. Um artilheiro, de posse da goles, penetra na defesa adversária e sobe, com o intento de atrair um ou mais adversários a segui-lo; então, ele larga ou atira a goles para um companheiro voando mais abaixo, que vai ter um adversário a menos com que se preocupar por um tempo. Foi mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol. A "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.
A finta de Wronski é o movimento mais perigoso e, consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. Consiste em um dos apanhadores voar mais alto e mergulhar, de forma a atrair a atenção do outro apanhador, que acha que o adversário viu o pomo de ouro. O objetivo é fazer o apanhador-alvo seguir o realizador da finta, até que o realizador se desvia do chão, surpreendendo o alvo, que colide com o solo.
O rebate duplo é um movimento em que dois batedores rebatem um balaço ao mesmo tempo, imprimindo-lhe uma força capaz de deixar um adversário desacordado.
A Pancada de Fingbourg é um dos movimentos mais perigosos e eficientes que um artilheiro de quadribol pode realizar. Primeiro ele se aproxima da área e pára por pouquíssimo com a vassoura a 90º, então arremessa a goles para o alto e deixa ela atingir o ponto mais alto na sua trajetória de subida neste nanosegundo em que a goles pára no ar ele desmonta de sua vassoura e a segura como um bastão de beisebol e então acerta com força a goles (agora caindo), realizando um tiro quase indefensável para o goleiro adversário.
A formação de ataque Hawkshead (cabeça de falcão) é a mais usada. Permite aos artilheiros realizarem uma manobra frontal e poderosa, com o portador da goles um pouco mais à frente da formação, que movimenta-se em V. É muito usada pelos ingleses e irlandeses.
A "Slip Groth Roll" consiste no jogador que se coloca à semelhança de uma preguiça, para evitar um balaço.

Vasouras

Ao longo da série são mencionadas seis diferentes marcas de vassoura: Nimbus, Silver Arrows, Shoting Star, Comet, Cleansweep e Firebolt.

Firebolt

A Firebolt (Flecha de Fogo na versão portuguesa) é a vassoura mais rápida do mundo. Harry Potter, é um dos poucos proprietários desse modelo. O time internacional da Irlanda utilizou sete dessas vassouras para a Copa Mundial de Quadribol. Vassoura fabricada com tecnologia de ponta, a Firebolt possui um cabo de freixo, nanofino e aerodinâmico, acabamento com resistência de diamante e número de registro entalhado na madeira forte. As cerdas da cauda, em lascas de betula, uma planta dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia, selecionada à mão, foram afiladas até atingirem a perfeição aerodinâmica, dotando a Firebolt de equilíbrio insuperável e precisão absoluta. A Firebolt atinge 240km/h em dez segundos e possui um freio de ação inquebrável!

Copa Mundial de Quadribol

A Copa Mundial de Quadribol (Taça Mundial de Quidditch, na versão portuguesa) é o torneio mais importante de quadribol. É disputado pelas seleções nacionais de diferentes países.
No quarto livro da série, Harry Potter e seus amigos assistem à final de uma das edições desse campeonato. A equipe da Irlanda vence a partida, mesmo com o apanhador da Bulgária, Viktor Krum, marcando 150 pontos ao apanhar o pomo-de-ouro.
Sala Precisa


Esta sala só aparece quando é realmente necessário. Ela se adapta ao que a pessoa precisa, formando o ambiente perfeito para situação. Para abri-la é nessário se concentrar em algo e passar por ela três vezes. Esta sala é sede do Grupo de alunos de Hogwarts, denominado Armada de Dumbledore no quinto livro. Ela nunca aparece no Mapa do Maroto; por isso, quando Harry Potter está seguindo Draco Malfoy e este desaparece, pede ajuda a Dobby e a Monstro, que descobrem que ele está na Sala Precisa.

Vira Tempo da Hermione


Artefato mágico que permite a quem o usa viajar no tempo. Tem seu uso controlado de forma rígida pelo Ministério da Magia, e o acesso é permitido a poucas pessoas.No terceiro ano em Hogwarts, Harry Potter e Hermione Granger utilizam um Vira-Tempo para viajar no tempo e poderem salvar Bicuço, o Hipogrifo, e assim conseguirem salvar também Sirius Black do beijo do dementador.


Plataforma 9 ¾


A viagem começa às 9h da manhã, partindo da Plataforma nove e tres quartos, uma plataforma mágica que se localiza entre as de número nove e dez na Estação de King's Cross, durando até o anoitecer, quando chega à estação de Hogsmeade. A plataforma fecha às 11 horas em ponto, e o trem parte na mesma hora.Chegando em Hogsmeade, os alunos do primeiro ano vão de barco até a castelo de Hogwarts e os demais usam carruagens puxadas por testrálios.Por volta do meio-dia, uma mulher passa pelos vagões com um carrinho com vários doces, como feijõezinhos de todos os sabores, sapos de chocolate, balas de goma, chicles de bola, tortinhas de abóbora, bolos de caldeirão, varinhas de alcaçuz, pastelões e vários outras comidas incomuns.O trem é bastante grande, pois já foram citados vários compartimentos, como o do professor Horácio Slughorn, e onde os monitores se encontram antes do começo do ano letivo.Em geral, apenas alunos utilizam o Expresso, mas os professores Remo Lupin e Horácio Slughorn o utilizaram para chegar em Hogwarts nos terceiro e sexto anos.O trem faz quatro viagens principais no ano. Em 1° de Setembro, quando leva os alunos para Hogwarts no começo do ano letivo, no Natal, quando os alunos saem para as férias, na Páscoa, quando as aulas recomeçam e em 30 de Junho, quando saem de férias novamente.O trem é dirigido por um maquinista, citado por Lupin no terceiro livro, após o ataque dos dementadores.
Beco Diagonal

O Beco Diagonal é um lugar muito famoso que fica em Londres, onde os bruxos vão comprar produtos e artefatos mágico, é muito interessante. Para chegar ao Beco Diagonal, em Londres, é necessário encontrar um bar chamado “O Caldeirão Furado”, só os bruxos podem vê-lo, entre no bar, se quiser, cumprimente as pessoas que estão alegres no bar e depois vá ao fundo do bar, onde há uma parede, com a varinha, toque nos 5 tijolos certos no sentido horário para que a parede se abra e dê acesso ao Beco Diagonal! Há muitas lojas no beco, incluindo o Banco dos Bruxos: Gringotes.

Lojas do Beco Diagonal:



Artigos de Qualidade para QuadribolEssa loja dedica-se ao esporte favorito dos bruxos: O Quadribol. Aí se vendem muitos artigos para Quadribol, como joelheiras, cotoveleiras, uniformes de times ingleses e irlandeses e claro que as vassouras são vendidas nesta loja, sempre os melhores tipos de vassouras ficam expostos na vitrine e obviamente, todos ficam observando a vassoura polida a mostra.

Objetos encontrados:
- Joelheiras
- Cotoveleiras
- Uniformes de times ingleses
- Uniforme de times irlandeses
- Mini modelos de vassouras
- Cleansweep Seven
- Comet 260
- Nimbus 2000
- Nimbus 2001
- Firebolt


CaldeirõesEssa loja possui um objeto essencial para qualquer bruxo: Um caldeirão, pois é só nele que as poções, antídotos ou até venenos podem ser feitos, mas é necessário lembrar que todos os caldeirões não são iguais, a diferença entre eles varia de cor, tamanho, modelo e material. Por isso que nessa loja há um aviso no letreiro, abaixo do noem da loja, esse aviso mostra a seguinte mensagem: “Caldeirões – Todos os Tamanhos – Cobre, Latão, Estanho, Prata e Ouro– Automexediço – Dobrável”.

Coisas encontradas nessa loja:
- Caldeirão pequeno de Cobre, Latão, Estanho, Prata
- Caldeirão médio de Cobre, Latão, Estanho, Prata
- Caldeirão grande de Cobre, Latão, Estanho, Prata
- Caldeirão número padrão dois de Cobre, Latão, Estanho, Prata
- Caldeirões Dobráveis de quaisquer tamanhos de Cobre, Latão, Estanho, Prata
- Caldeirão Automexediço de Cobre, Latão, Estanho, Prata
- Caldeirão de Ouro maciço
- Balança para pesar ingredientes para poções
- Telescópio desmontável de latão


Empório das CorujasEssa loja, obviamente vende corujas, o meio de corres-pondências dos bruxos, na frente da loja, é possível ver as belas e magníficas corujas a mostra, elas são carinhosas, dóceis (mas as vezes ariscas) e obedientes:

Alguns tipos de corujas encontradas:
- Coruja do campo
- Coruja da Rapina
- Outros tipos de coruja
- Gaiolas
- Tônicos para coruja
Alimento para corujas


FarmáciaA Farmácia possui um cheiro muito ruim: uma mistura de ovo estragado com repolho podre e as paredes são recobertas de fieiras de dentes e garras retorcidas, mas mesmo com esse cheiro, é uma loja muito importante que vende ingredientes para o preparo de poções. Alguns ingredientes encontrados na Farmácia:
- Barricas de coisas viscosas
- Frascos com ervas
- Raízes secas
- Feixes de penas
- Presas de serpente
- Garras retorcidas de animais
- Olhos de besouro
- Chifre prateado de Unicórnio


Floreios e BorrõesOutra loja fundamental para os bruxos, principalmente para os estudantes, pois é nessa loja que há uma vasta coleção de livros sobre magia e outras coisas, também há os livros para os estudantes de Hogwarts. Nessa loja, as prateleiras ficam abarrotadas até o teto com livros do tamanho de paralelepípedos encadernados em couro, livros do tamanho de selos postais com capas de seda; livros cobertos de símbolos.

Títulos de livros encontrados nessa loja:
- “Pragas e Contra Pragas”, do Professor Vindicto Viridiano
- Livro Padrão de Feitiços (1ª a 7ª Série), de Miranda Goshank
- História da magia, de Batilda Bagshot
- Teoria da magia, de Adalberto Waffing
- Guia de transfiguração para iniciantes, de Emerico Switch
- Mil ervas e fungos mágicos, de Fílida Spore
- Meu Eu mágico, de Gilderoy Lockhart
Entres outros títulos


Gambol & Japes – Jogos de MagiaEssa loja não é muito procurada no Beco Diagonal, mas muitos adolescentes adoram visitar essa loja, pois nela há uma série de artigos e brinquedos, ótimo para pregar peças nos amigos e assustar alguém ou até mesmo para se divertir com os amigos. O dono da loja é o Sr. Filisbuteiro, que passa muito apuros quando dois de seus principais fregueses vão visita-lo, os Gêmeos Weasley.

Objetos encontrados:
- Fogos de artifício que disparam molhados
- Balanças de latão
- Varinhas quebradas (para enganar os amigos)
Velhas capas manchadas de poções


Gemialidades WeasleyEssa loja é a mais nova do Beco Diagonal, após terminar o seu ano letivo em Hogwarts, os gêmeos montaram no Beco Diagonal uma loja de Logros e Brincadeiras que certamente gerará muitos lucros para eles. Gemialidades Weasley possui muitos itens de brincadeiras, e alguns exclusivos da loja. Está fazendo muito sucesso no Beco.

Coisas encontradas nesta loja:
- Pântano Portátil
- Kit Mata-Aula, contendo:
• Fantasias Debilantes
• Nugá Sangra-Nariz
• Vomitilhas
• Febricolate
- Orelhas Extensíveis
- Chapéu sem-cabeça


Madame Malkin – Roupas para Todas as OcasiõesUma loja essencial para todos os bruxos que visitam o Beco Diagonal, pois nela vendem-se roupas, no caso do bruxos, eles preferem usar vestes, chapéu pontudo e alguns adereços adicionais, também é nessa loja que a maioria dos bruxos menores de idade vão para comprarem suas vestes ou até trajes de gala para algum baile. Ao entrar lá, será atendido por uma bruxa baixa e gorda, a própria Madame Malkin, ela mandará sentar-se num banquinho e após isso ela irá tirar as medidas da pessoa e entregará a veste correspondente ao bruxo.

Coisas encontradas nessa loja:
- Vestes simples
- Veste de gala
- Cachecóis
- Conjunto de luvas de dragão
- Chapéu linear ou pontudo
- Vestes de material superior
- Gravatas


Olivaras: Artesão de Varinhas de Qualidade desde 382 a.C.Essa loja foi muito importante para qualquer bruxo que tenha passado por ela, pois vende o principal instrumento de magia de um bruxo, a varinha. Olivaras é o dono da loja, ele conhece todas suas varinhas de cor e orienta as varinhas ao bruxo até que chegue o momento em que haja um varinha que escolha o bruxo, pois todos sabem que é a varinha que escolhe o bruxo.

Varinhas encontradas no Olivaras:
- Varinha com diferentes tipos de madeira: Mogno, salgueiro, carvalho, teixo, bordo, Rookwood, etc.
- Varinhas de 12 a 40 centímetros
- Varinhas com o miolo da Pena da Fênix
- Varinhas com pêlo de unicórnio
- Varinha com cordas de coração de Dragão
- Varinhas que contém cedro, azevinho, etc.


Sorveteria Florean FortescueNada mais do que uma Sorveteria onde os bruxos param para experimentar o delicioso sorvete com castanhas ou outra gostosura, nesse lugar também muitos bruxos marcam encontros:

Alguns sabores de sorvetes encontrados:
- Amora
- Limão
- Abóbora
- Sundae de Morango ou Caramelo



Vestes de Segunda MãoHoje em dia, as vestes novas estão com um preço particularmente alto, por isso essa loja é freqüentada por bruxos mais pobres ou recebem um salário não muito digno e por isso precisam comprar vestes usadas que são mais baratas.

Roupas encontradas:
- Vestes simples usadas
- Vestes superiores usadas
- Chapéu desalinhado
- Calça usada

Bichento & Perebas



Bichento é a tradução brasileira de Crookshanks, uma criatura fascinante.
Ele é uma espécie de gatão ruivo, de cara amassada e rabo de escova, além das pernas arqueadas. Na verdade ele é uma mistura de gato com kneazle (amasso). Hermione o comprou na loja de animais do Beco Diagonal em 1993. É dito no livro que ele estava na loja há muito tempo pois ninguém queria comprá-lo.

Rato de estimação de Rony.Antes Pertencia a Percy.Rato que pertenceu durante doze anos á familía Weasley . No terçeiro livro Perebas revelou ser Pedro Pettigrew (conhecido como Rabicho), um comensal da morte e animago .


Fofo


Fofo é, na obra de Joanne Rowling, Harry Potter, um enorme cão de três cabeças pertencente ao guarda-caça Hagrid. Fofo tem sua aparição no primeiro livro da série. Dumbledore, o diretor de Hogwarts, o havia pedido a Hagrid para servir de proteção à Pedra Filosofal. O livro afirma que Hagrid o comprou de um grego. O único jeito de passar por ele era tocando uma música, através da qual o cão dormia.
A história faz referência a Cérbero, o cão de três cabeças que guardava as portas do inferno na mitologia grega. Orfeu, que parte para o reino dos mortos em busca de sua amada Eurídice, toca sua harpa e assim consegue passar pelos portões. Num trecho do livro Harry Potter, há uma harpa jogada no chão aos pés de Fofo.

Nick Quase Sem Cabeça


Nick quase-sem-cabeça, ou cavaleiro Nicholas de Mimsy-Popington, é um personagem fictício da série Harry Potter. Ele é o fantasma residente na Grifinória em Hogwarts. Faleceu em 31 de outubro de 1492 e comemorou o aniversário de 500 anos de sua morte em 1992, em que convidou todos os fantasmas que conhece e também Harry, Rony e Hermione. Sir Nicholas virou fantasma porque teve medo de morrer.
Ganhou esse apelido pela causa da morte: Uma decapitação mal-feita (segundo ele, foram 45 golpes com um machado cego). Por isso, sua cabeça está presa por um, e apenas um, nervo ao resto do corpo.
Sempre muito arrogante, mas simpático, Nick é autoritário e sempre reclama de não poder comer nos banquetes do início de ano letivo. Adora dar conselhos a Harry Potter, e este parecer ter uma ligação com o fantasma, pois é convidado à sua festa de aniversário.
No segundo ano de Harry em Hogwarts, Nick foi petrificado por olhar diretamente nos olhos do basilisco que guardava a câmara secreta do castelo, em 18 de dezembro de 1992. Só voltou ao normal em 30 de Maio de 1993.
Às vezes reclama dos seus companheiros de desgraça, Frei Gorducho, Barão Sangrento, Dama Cinzenta e os outros fantasmas.
No segundo ano de Harry ele reclama por não poder ir a Caça dos Sem Cabeça.

Salgueiro Lutador


O Salgueiro Lutador é uma alta árvore que fica nos terrenos da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Seria uma árvore comum, se não pudesse movimentar o seu tronco para atacar quem esteja perto.Ele foi plantado quando Dumbledore tornou-se diretor da escola, com propósito de ajudar o jovem Remus John Lupin (que fora mordido e transformado em lobisomem) a transformar-se, em todas as luas cheias, sem que oferecesse perigo a nenhum dos outros alunos. Lupin utilizava uma passagem, por baixo das raízes da árvore, para chegar à Casa dos Gritos, onde se transformava e permanecia até voltar ao normal. O Salgueiro Lutador tem um botão que se for apertado imobiliza-o.
Dobby

Elfo doméstico que pertencia a Lúcio Malfoy e que ajudou Harry Potter. Posteriormente foi libertado por Harry e foi trabalhar em Hogwarts. Diferente de Winky e da maioria dos elfos domésticos, ele queria ser libertado. Enquanto trabalhava para os Malfoy foi forçado a guardar muitos segredos das trevas.

A Grande Escadaria


A grande escadaria é um dos principais locais do castelo de Hogwarts. Essa escadaria possui 7 andares, 8 se formos contar as masmorras. Essas escadarias vivem mudando de lugar o tempo todo, principalmente às sextas-feiras. Há um degrau falso nessa escadaria, que Neville Longbottom sempre esquece de pular. Também há portas 'travessas' na escadaria. Portas que não eram portas, mas paredes fingindo ser portas. Às vezes, Pirraça gosta de pregar uma peça em alunos e finge ser uma porta e uma escada falsa quando um aluno estava atrasado para uma aula. Além disso, aqui também há portas em que a pessoa só abre se pedir por favor. Há no total 142 imponentes escadas em Hogwarts, o que facilita muito se um aluno, principalmente novato, se perder em seu primeiro dia de aula.
Curiosidades:
As escadas aqui se movem, por isso o aluno tende a acabar parando em lugares indesejáveis. Rony, Harry e Hermione são a prova viva disso. Num dia, quando eles voltavam da sala de troféus e iam para a sala comunal a escada que os acompanhava tomou um outro rumo e eles acabaram entrando no corredor do terceiro andar, proibido por Dumbledore. Os três acabaram encontrando Fofo, o cão de três cabeças, que mais tarde o trio descobriria que ele estava guardando o alçapão que protegia a pedra filosofal.
Nos primeiros dois filmes, a grande escadaria ficava no piso térreo, mas num local mais longe do saguão de entrada. A partir do terceiro, a grande escadaria passou a ser no saguão de entrada, substituindo o corredor que havia ali e passou a abrigar a sala comunal da grifinória, já que esta foi removida do corredor dos dois primeiros filmes.
o alçapão que protegia a pedra filosofal.
Nos primeiros dois filmes, a grande escadaria ficava no piso térreo, mas num local mais longe do saguão de entrada. A partir do terceiro, a grande escadaria passou a ser no saguão de entrada, substituindo o corredor que havia ali e passou a abrigar a sala comunal da grifinória, já que esta foi removida do corredor dos dois primeiros filmes.

Noitibus Andante


O Nôitibus Andante, com letras douradas no pára-brisa, o ônibus é roxo berrante de três andares. Sua função é apanhar bruxos e bruxas perdidos e levá-los aos seus destinos. O ônibus à noite conta com camas ao invés de assentos, que são usados durante o dia. Enfeitiçado, o ônibus é mais rápido que o normal, e não colide com nada, já que faz as coisas (de latas-de-lixo a casas inteiras) saltarem para o lado à sua passagem. No entanto não funciona debaixo d'água e nem pode voar. Para chamá-lo, o bruxo perdido precisa estender a varinha com a mão e o ônibus o leva aonde quiser.
Na época em que se passa a história de Harry Potter seu condutor era um senhor chamado Ernesto (Ernie no original) e o cobrador era Stanislau Shumpike(Stanley Shumpike no original),também conhecido por Lalau, um jovem espinhento,com grandes orelhas de abano,que depois é descoberto como Comensal da Morte.
A passagem custa onze sicles, mas por catorze você leva um chocolate quente e por quinze um saco de água quente e uma escova de dentes colorida.
O Nôitibus Andante aparece pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, quando ele leva Harry até o Caldeirão Furado, onde para um pouco tarde de mais e encosta em outro carro.
Para as filmagens, foi usado um AEC Regent III RT modificado, no caso, pintado de roxo berrante e com um andar a mais.

Caldeirão Furado


O Caldeirão Furado é um bar–hospedaria bruxo, pequeno e de aparência mal cuidada. O dono do lugar é Tom: um bruxo encardido e sem dentes. O bar costuma estar lotado de bruxos e bruxas. É no caldeirão furado que Harry vê pela primeira vez o professor Quirrell/Voldemort, no seu aniversário de onze anos, quando vai pela primeira vez ao caldeirão furado em companhia de Hagrid. Nos fundos do Caldeirão Furado há uma porta mágica para o Beco Diagonal. No verão de 1993, Harry fica hospedado no Caldeirão furado durante as últimas semanas de agosto. O quarto que ocupa naquele ano é o de número onze.

Hogsmeade


Vilarejo Hogsmeade, ou simplesmente Hogsmeade é o único estabelecimento na Grã-Bretanha habitado unicamente por seres mágicos, e está localizada a noroeste da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Criada por J. K. Rowling para a série Harry Potter, têm pequenas casas e lojas. É ligada Hogwarts apenas por uma estrada, e separada pelo lago, é aonde tem a estação de trem na qual os alunos chegam. Os estudantes também podem visitar a vila em dias marcados, com permissão de seus encaregados de educação.
A vila foi fundada mais ou menos junto com Hogwarts, pelo bruxo Hengist de Woodcroft, que fugia da perseguição dos trouxas. A vila serviu como quartel-general dos bruxos contra a Rebelião dos Duendes em 1612. Talvez, seja por isso que existam tantas passagens secretas entre a vila e a escola, encontrada pelos Marotos.

Torneio Tribruxo


O Torneio Tribruxo (no Brasil) ou Torneio dos Três Feiticeiros (em Portugal), é um campeonato entre escolas de magia, no qual é selecionado um representante (chamado campeão), através do Cálice de Fogo, para cada uma das três escolas participantes. Os campeões realizam, ao longo do ano, três tarefas diferentes e o vencedor recebe mil galeões.
O torneio não ocorria a algumas centenas de anos, devido ao risco que representava para a vida dos campeões, só voltando a ser realizado com a adoção de novas regras, que garantiam maior segurança aos campeões, sendo que uma das novas medidas é proibir a participação de alunos menores de idade. Em 1994 quando o aluno Cedrico Diggory morreu no final da última prova, Cornelius Fudge surgeriu que as regras do torneio fossem mudadas novamente com mais segurança assim alunos de 14 á 18 anos poderiam participar,e o torneio ao invés de ter ocorrido em 1998 ocorreu em 1999 com novas regras, e mais uma vez um aluno de Hogwarts foi campeão com a ajuda da nova diretora Minerva McGonagall.

Marca Negra


Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, na Copa Mundial de Quadribol, Bartô Crouch Jr., escondido, conjura um símbolo que apavora a todos no céu.Após murmurar Morsmordre, um crânio colossal composto por estrelas de esmeralda e uma cobra saindo da boca como uma língua. Esta é a Marca Negra, o símbolo de Lord Voldemort e seus servos, os comensais da morte.Cada comensal possui uma Marca Negra tatuada no braço direito, que queima e brilha quando Voldemort chama.O motivo da Marca causar tanto medo nas pessoas é o fato de que na Primeira Guerra, quando Voldemort matava alguém, conjurava a marca em cima da casa da pessoa. Os parentes e amigos que chegassem lá, já sabiam que o pior acontecera.Em Harry Potter e o Enigma do Principe, a Marca foi conjurada bem próxima a Hogwarts, indicando que a
Segunda Guerra começara.

O Baile de Inverno


Durante o Torneio Tribruxo, é habito a escola anfitriã oferecer um baile no período do Natal para propiciar o intercâmbio e desenvolver a amizade entre os alunos das escolas participantes.Os meninos devem chamar as meninas para ir, e quem aceitar estará "comprometida" com o par. Nenhum menino deve chamar mais de uma menina
A abertura do baile é feita pelos campeões das escolas e os seus pares, sendo que no Torneio Tribruxo em Hogwarts os pares que abriram o baile foram os seguintes:
Cedrico Diggory, campeão da Lufa-Lufa e Cho Chang, aluna da Corvinal

Armada de Dumbledore


Desde o início do ano letivo sobre comando do novo diretor Severo Snape, Hogwarts havia estado em uma espécie de estado de sítio. Comensais da Morte patrulhavam os corredores, associações de alunos foram novamente banidas, conversas entre três ou mais alunos foram proibidas e "Defesa contra as Artes das Trevas" agora eram praticamente aulas de uso das Artes das Trevas, onde os alunos praticavam o feitiço Cruciatus naqueles em detenção. Neville agora lidera a "Armada de Dumbledore" e comandava uma desobediência civil. A armada ainda era forte entre os alunos e sempre crescente. As paredes da escola são freqüentemente pintadas com os dizeres "Armada de Dumbledore - O Recrutamento Continua". Neville convoca todos da armada para a "Sala Precisa".
Os participantes que frequentaram a AD foram:

Testralios


Completamente desencarnados, com os couros negros colados ao esqueleto, no qual cada osso é visível. As cabeças semelham a de dragões, e os olhos, sem pupilas, são brancos e fixos. Da junção das espáduas saem asas - imensas e negras, coriáceas, que parecem pertencer a morcegos gigantes. Uma vez que sejam domesticados, as pessoas nunca mais se perderão. Eles têm um espantoso senso de direção; é só dizer aonde ir que eles vão.

Gringotes


Esse banco é administrado pelos duendes e seus cofres se localizam centenas de quilômetros sob o solo. Inclusive existe uma lenda (ou verdade) que os guardiões dos cofres de segurança subterrâneos são dragões.
Ao se aproximar do prédio você encontra portas de bronze muito polidas, onde um duende fica de guarda, usando um uniforme vermelho e dourado.